Notícias > Geral

10/06/2018 12:41

Hemocentro de Cruz Alta necessita de doadores de sangue e medula

Compartilhar:

O hemocentro de Cruz Alta está com estoque em dia, mas sempre fazendo apelo para que os doadores continuem fazendo a manutenção da reserva para o fornecimento dos hemocomponentes a todos os hospitais da nossa região.

A estação fria é um dos períodos críticos devido aos resfriados e doenças, a vacinação e acolhimento das pessoas em casa. Na época de férias existe um movimento menos intenso porque as pessoas acabam focando em outros objetivos.

As pessoas aptas para doação são aquelas que possuem boa saúde, após desfrutar de bom descanso a noite, e de forma alguma pode doar o que ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas e nem cigarro no limite de 2 horas. Algo relevante a ressaltar é que não esteja tomando algumas medicações como antibióticos. É realizado um teste rápido que determina se o doador está apto ou não.

A medula óssea também tem ponto de coleta no hemocentro. Para ser doador, você deve fazer o cadastro de amostra no Redome, que é banco nacional de doadores e ali se busca uma compatibilidade entre o contribuidor e o paciente. Isso acontece quando os demais tratamentos não estão correspondendo a necessidade do adoentado. Ressaltando que a compatibilidade é muito rara, por isso que quanto mais pessoas estiverem dispostas e cadastradas a doar é em prol a uma vida que depende exclusivamente disso.
Todas as notícias