Notícias > Mais Destaques

07/05/2018 19:43

Colégio Franciscano Santíssima Trindade participa do 7º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas da SCALIFRA-ZN

Compartilhar:

De 2 a 4 de maio, as unidades da Rede de Escolas mantidas pela SCALIFRA-ZN, reuniram-se na cidade de Santa Maria-RS, para a realização do 7º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas, com o tema “Sustentabilidade da Vida”.

O objetivo geral foi congregar a comunidade educativa das escolas franciscanas para aprofundar o tema “Sustentabilidade da vida”. Os objetivos específicos foram realizar estudos e debates para qualificar a prática educativa das escolas franciscanas; manter intercâmbio de experiências educativas entre as escolas da rede e incentivar os participantes a qualificarem suas vivências e práticas educativas. Participaram do congresso profissionais e alunos das unidades da rede. Do Colégio Franciscano Santíssima Trindade estivarem presentes 45 pessoas.

Na abertura, foi realizada uma Celebração Eucarística na Capela do Convento São Francisco de Assis, localizado junto à sede da SCALIFRA-ZN. Logo após, ocorreu a solenidade de abertura, com o pronunciamento da Profª Lia Margot Viero (Coordenadora da Comissão Central), Profª Valderesa Moro (Diretora Presidente da SCALIFRA-ZN) e Nilvete Soares Gomes (Ministra Provincial das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã da Província do Imaculado Coração de Maria).

A sequência do Congresso foi realizada na Universidade Franciscana. No segundo dia, a conferência de abertura foi com o tema “Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS): você também pode viver em uma!”, desenvolvida pelo Prof. Dr. Eduardo Moreira da Costa, da PUC-RJ e da UFSC. Já no turno da tarde, os congressistas participaram de Oficinas. Foram oferecidas 12 oficinas com diferentes enfoques sobre a sustentabilidade.

No terceiro dia, a conferência inicial teve como tema “Sustentabilidade da vida: Laudato Si’ e os caminhos de esperança”, desenvolvida pela Profª Mª Moema Maria Marques de Miranda, do Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis-RJ). No turno da tarde, ocorreu um painel com o tema “O sentido da Educação Franciscana na Sustentabilidade da Vida”, com os seguintes painelistas: Profª Mª Valderesa Moro, Profª Mª Iraní Rupolo e Prof. M.e Nilmar Costa Daniel. No painel, que teve como objetivo debater algumas conclusões e definir encaminhamentos, houve a participação de representantes das unidades da Rede SCALIFRA-ZN com depoimentos sobre o tema em análise. Na sequência, ocorreu o encerramento do Congresso com a realização de uma Celebração Eucarística.

Durante o evento, ocorreu a visita a Exposição de trabalhos artísticos produzidos em atividades pedagógicas com a participação de estudantes e professores, envolvendo a temática da sustentabilidade e utilizando materiais recicláveis na sua composição. Os trabalhos ficarão expostos durante o mês de maio na Sala de Exposições Angelita Stefani, na Universidade Franciscana. 24 obras compõem a exposição, considerada uma modalidade inovadora de apresentação de trabalhos no Congresso.

Também teve destaque, no Congresso, o lançamento da Revista “Educação Franciscana: Rede SCALIFRA-ZN”. As diretoras das unidades da rede receberam oficialmente um exemplar da 1ª edição da revista e, em seguida, todos os congressistas também receberam um exemplar. A revista surgiu com o objetivo de registrar temáticas educativas, boas práticas pedagógicas, depoimentos sobre temas pertinentes à educação, dicas de boas leituras e bons filmes, além de divulgar a proposta educativa franciscana em nível local, regional e nacional.

No Congresso, também houve a divulgação dos diversos cursos que a Universidade Franciscana irá oferecer na modalidade EaD, em breve.
Todas as notícias