Blog

28/02/2018

Tutto bianco/Neve em Roma

Compartilhar:


Foi notícia em quase todos os meios de comunicação do mundo que a neve chegou em Roma. Justamente na cidade onde hoje eu vivo e na qual três anos de Itália essa foi a primeira vez que eu vi a neve de pertinho na capital.

Faziam exatos 6 anos que não nevava na capital e os romanos adoraram acordar com tudo branco lá fora. Além de Roma, Napoli e várias outras cidades também foram “contempladas” pelos céus .

Em Roma, do Coliseu ao Vaticano havia uma “pista” de esqui praticamente e os galhos das árvores secas ao redor do Rio Tévere era algo fascinante cobertos pela neve.

Várias escolas fechadas para a alegria das crianças que em meio aos adultos, se divertiram com as guerrinhas de bolas de neve. Ruas , praças e monumentos todos como um saboroso “croassã” que fica  todo coberto com aquele toque de açúcar refinado por cima.

Dois anos atrás na Sardegna eu tinha um belo mar e o calor das praias em Cagliari. No ano passado em Terni era frio mas nevou pouco e na verdade apenas alguns minutos os quais mau deram para aproveitar.

Já aqui em Roma tive a felicidade de rever  muita neve, a qual me faz sempre lembrar do meu primeiro ano fora do Brasil o qual morei em São Petesburgo na Rússia quando jogava pelo Aurora.

Uma aventura inesquecível por tudo que vivi e tudo que conquistei. Além de troféus e medalhas, amizades feitas e acima de tudo um aprendizado enorme de vida.

Roma por si só já é um cartão postal imagina ela toda branquinha e cheia de neve? Simplesmente M A R A V I L H O S A.

Impossível dizer que a neve não “despertou” também o romantismo. Os  flocos de neve caindo ao anoitecer eram estrelares e  iluminavam a cidade do amor. Poderia parecer impossível mas, a capital ficou  ainda mais linda do que o normal.

Eu não resisti e no meio da noite já stava lá fora aproveitando para registrar tudo, mesmo sabendo que no clarear do dia, seria tudo ainda mais maravilhoso de se ver. A sacada do meu apartamento estava branco e todos os carros estacionados na rua estavam cobertos pela neve que tomava conta de tudo. Eu como uma boa gaúcha apreciei e aqueci esses dias frios com muito chimarrão.

Para quem quiser conferir, esse link têm um super vídeo aéreo feito em Roma, mostrando os pontos turísticos em meio a neve: https://m.facebook.com/Tain%C3%A3-dos-Santos-1963476710593275/

Um fenômeno inexplicável mas, uma beleza da natureza onde a parte linda desse espetáculo, nem todos podem aproveitar. Infelizmente “passam despercebidos” os muitos problemas que toda grande capital têm, ainda mais com um fenômeno desse.

Em Roma não foram muitos os danos materiais mas, e em meio a tanta alegria, várias pessoas tristes e com frio.

A capital têm muito desabrigado e é deles que eu falo. Assistindo alguns noticiários escutei que o governo por sua vez montou algumas tendas em alguns lugares da cidade para essas pessoas que hoje vivem pelas ruas.

Em uma onda grande de desemprego a maioria dessas pessoas são estrangeiros e imigrantes mas não somente esses que chegaram agora, alguns são imigrantes que já trabalhavam e viviam aqui à anos e que hoje se encontram desempregados e sem a permissão de residência. Triste.

Pouco a pouco a cidade volta ao normal e em meio a tudo isso a vida de atleta e o campeonato italiano seguem também.

Obrigada a você que me acompanha , fiquem todos com Deus e até a próxima .
Voltar ao Blog